Arquivo

ASPIRANTE FIFA


A arbitra da Liga de Maravilha Neuza Inês Back recebeu o convite para ingressar no quadro de aspirantes a Fifa.

 

NEUZA INES BACK – SUA HISTÓRIA NA ARBITRAGEM

 

A convite de meu irmão André Luiz, quando ainda cursava a faculdade de Educação física em 2005, iniciei minha história na arbitragem atuando em partidas amadores comandadas pela Liga Maravilhense de Desportos, filiada á FCF, da qual passei a fazer parte. Após 1 ano, participei da avaliação anual da FCF, da qual fui aprovada e assim, em 2006 ingressei na Federação catarinense de futebol.

No ano seguinte, 2007, recebi o convite da federação para participar da avaliação promovida pela CBF para a composição do primeiro quadro feminino, que ocorreu em Outubro de 2007 em Itajaí, porém, embora tenha sido aprovada no teste, não fui aproveitada no quadro por haver somente 3 vagas para as 5 candidatas que tiveram êxito no teste.

Em 2008, fiz minha estréia no futebol profissional, atuando em jogos do campeonato catarinense, e no mesmo ano, recebi novamente o convite para a avaliação que iria compor o quadro feminino da CBF, e desta vez sendo incluída na relação nacional do quadro que era formado apenas para atuar na copa do Brasil Feminina.

Identifiquei-me muito com a atividade a passei a ter grande dedicação para com a preparação física, o estudo das regras e o aprimoramento das questões técnicas da arbitragem. Mas a medida que o tempo passava e os sonhos quanto as conquistas na arbitragem começaram a surgir, percebi a necessidade de ter acesso a maiores informações que pudessem melhorar minhas atuações nas partidas para as quais era designada. Tomei uma decisão até por certo ponto contestada pelos meus amigos quando, tomando conhecimento do curso de formação para Árbitros que a FCF realizava anualmente, busquei árbitros que sentiam a mesma necessidade e também tinham ambições na carreira da arbitragem para montarmos um grupo e nos deslocarmos aos finais de semana para a cidade de Balneário Camboriu, que distanciava 600km de nossas residências, trajeto que percorremos durante os 6 meses em que freqüentamos o curso. Aproveitei ao máximo as aulas, e fui feliz em minha dedicação, pois fui premiada com o certificado de primeiro lugar da turma, concluindo em 2009 o curso de árbitro.

Em 2009, após realizar no teste da FCF do referido ano a avaliação com os homens alcançando o nível masculino, recebi o convite para a avaliação da CBF, na qual fui aprovada e assim iniciei minha história na Confederação Brasileira de Futebol. Minha estréia aconteceu em uma partida da série C, em Criciuma no dia 20/06/2009, entre o Criciuma x Marcilio Dias. Este também foi o ano em que estreei na Série a do Brasileiro em partida realizada no estádio Olimpico em Porto Alegre, entre as equipes do Grêmio x Grêmio de Barueri.

Ainda em 2009, tive a honra de participar de um aprimoramento direcionado exclusivamente para mulheres realizado na Granja Comari no Riu de Janeiro no mês de Setembro, que foi de grande auxilio para minhas atuações.

Nos anos seguintes, em 2010 e 2011, segui atuando em competições estaduais e nacionais, sendo que hoje somo 21 jogos no Campeonato Catarinense, 6 jogos na copa do Brasil Feminina, 6 jogos na Copa do Brasil Masculina, 2 jogos na série D, 5 na serie C, 10 jogos na serie B, e duas partidas na serie A, num total de 52 jogos nestes 3 anos em partidas profissionais.

Hoje entendo que a arbitragem é uma filosofia de vida, e no ano em curso, tive uma das maiores felicidades da minha vida quando recebi a noticia da inclusão do meu nome na relação de Aspirantes a Fifa. Neste momento, sinto que valeu a pena os dias de treinamento, a abdicação da vida social, dos finais de semana, e fico muito agradecida a todos os meus amigos, que por vezes tiveram grande participação nesta conquista, e em outros apenas deram uma palavra de consolo nos momentos difíceis, aos comentaristas esportivos, que com suas críticas nos fazem querer melhorar a cada jogo, aos grandes instrutores que tive nesta caminhada, pessoas fantásticas das quais suguei todas as informações que pude, aos amigos da FCF, do Sinafesc, Anaf, colegas Árbitros, família, enfim, sozinha eu não teria conseguido, mas com a junção das coisas que aprendi de cada um de vocês, deu certo, e claro, graças a Deus….. Obrigada.

 

A Liga esportiva Oeste Catarirense de Joaçaba comprimenta Neuza Ines Back pela conquista e deseja sucesso nesta nova etapa.

 

Angelo Rudimar Bechi

Presidente