Leoc completa 70 anos de história

Texto: Eliete Squerzzato

A Liga Esportiva Oeste Catarinense, fundada em 22 de agosto de 1949, está completando 70 anos de sua existência. Ao longo desses anos a Leoc construiu uma importante história dentro do futebol amador e continua fomentando a prática esportiva através do futebol no meio oeste catarinense.

A noite do dia 22 de agosto de 1949 foi uma noite histórica, onde bravos homens e amantes do esporte reunidos em uma das salas de leitura da Biblioteca Pública Dr. Nereu Ramos criaram a Liga Esportiva Oeste Catarinense (LEOC), com intuito de prestar serviços à comunidade esportiva regional amadora.

Estavam presentes nessa noite, e por isso são considerados os legítimos fundadores da Liga Esportiva Catarinense: Cruzeiro Atlético Clube e Grêmio Esportivo Comercial de Joaçaba, o Arabutã Futebol Clube de Capinzal, Independente Futebol Clube de Chapecó, os senhores Waldemar MenegottoOscar Rodrigues da Nova, então Prefeito Municipal de Joaçaba e no ato representando o senhor Governador do Estado, o Deputado Estadual Dr. Antonio Nunes Varella e Dr. Osmar Cunha, Presidente da Federação Atlântica Catarinense (F.A.C.).

A primeira Diretoria foi eleita por unanimidade ficando assim designada: Genésio Guilherme Paz, como Presidente, Vice-Presidente Dr. Ernani Abreu Santa Rita, Secretário Geral, Octavio Montenegro de Oliveira, como primeiro secretário Armando Castilhos, segundo secretário Raul Anastácio Pereira, primeiro tesoureiro Arno Ravache e segundo tesoureiro Arsenio Correia de Negreiros. Todos em memória.

Nessa época a Liga tinha uma longa abrangência, que ia desde Curitibanos até São Miguel d´Oeste. Posteriormente outras ligas foram formadas e os clubes membrados para ligas de sua região.

Desde sua fundação foram seus Presidentes: Genésio Guilherme PazDr. Ernani Abreu Santa RitaSargento Waldir DacolMax BurgerRudy Jose NodariMário AndrettaFaustino BarettaSócrates Cordeiro dos Santos, Celso Antonio Jung, Jair Júlio Dariva e atualmente Angelo Rudimar Bechi.

“É uma grande satisfação presidir uma entidade de renome como a Leoc, que marcou a história de tantos desportistas da nossa região. São 70 anos de grandes conquistas, alegrias, muito futebol, muitas pessoas envolvidas e homens abnegados que lutaram em prol do esporte amador. É uma grande alegria para nós poder estar à frente desta entidade e poder continuar contribuindo para o engrandecimento do futebol amador da região meio oeste. Nosso agradecimento a Federação Catarinense de Futebol parceira de longa data da Leoc. Que venham mais 70 anos de história e que a Liga Esportiva Oeste Catarinense possa marcar a história de gerações futuras através do futebol amador”, diz Angelo Rudimar Bechi.