Arquivo

FCF realiza aula prática sobre o Sistema Gestão Web CBF e palestra instrutiva de arbitragem na região Oeste

A Federação Catarinense de Futebol realizou na tarde desta sábado (06), em Xanxerê, no campus do Instituto Federal de Santa Catarina, palestra instrutiva de arbitragem e aula prática direcionadas às Ligas Não Profissionais e aos clubes de futebol não profissional da região Oeste do Estado sobre a utilização do Sistema de Gestão Web da Confederação Brasileira de Futebol. A iniciativa da Entidade, através da administração Rubens Renato Angelotti, visa melhorar o funcionamento das Ligas filiadas e dos clubes não profissionais.

A partir de 2017, todas as ações de registro e transferências de atletas das competições promovidas pelas Ligas Não Profissionais devem ser realizadas pelo Sistema de Gestão Web da CBF. Para serem consideradas ativas e aptas para a disputa das Etapas regionais e Estadual do Campeonato Catarinense Não Profissional Adulto 2017, as Ligas Não Profissionais devem realizar competições federadas, devidamente registradas no Sistema de Gestão Web da CBF.

O assessor do Departamento de Competições, José Carlos Goulart Júnior, abriu o encontro agradecendo a presença de todos em nome do Presidente Rubens Renato Angelotti. Compareceram presidentes e representantes de oito Ligas Não Profissionais da Região Oeste, além representantes de onze clubes não profissionais.

O assessor do Departamento de Registro e Transferências da FCF, Sálvio Ditzel Júnior, iniciou as atividades falando sobre as definições do Sistema Web da CBF. Em seguida iniciou a aula prática destacando passo a passo a utilização do sistema. Desde o cadastro de pessoas: médico, atletas, treinador, passando pela inserção e digitalização de documentos, até a execução das ações de transferência, registro e aditivos de vínculos, reversão de categoria e pagamento de boletos.

Após a aula prática a Federação Catarinense de Futebol forneceu uma caixa de bolas para quatro Ligas Não Profissionais da região: Liga Esportiva Xanxerense, Liga Esportiva Fronteirista, Liga Desportiva Concordiense e Associação Liga Esportiva Oestina.

Arbitragem
Após a aula prática sobre a utilização do Sistema Web da CBF, o Instrutor FCF/CBF, Vayran da Silva Rosa, proferiu a palestra instrutiva sobre as atualizações das Regras do Jogo

Vayran da Silva Rosa destacou as 17 regras, juntamente com as Emendas, exemplificando situações de jogo com apresentação de vídeos para análise e discussões. Vayran da Silva Rosa deu ênfase para a Regra 5 – O Árbitro, Regra 6 – Os Outros Oficiais de Arbitragem, a Regra 11 – Impedimento e Regra 12 – Faltas e Incorreções.

A Federação Catarinense de Futebol agradece ao Instituto Federal de Santa Catarina, instituição pública centenária ligada ao governo federal, pela sessão do espaço, que possibilitou a Entidade atender as Ligas Não Profissionais da Região Oeste, jurisdição entre os municípios de São José do Cedro até Joaçaba.